quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Nova companhia

Já queria escrever este post à algum tempo, mas tive um pouco ocupado e doente nestas últimas duas semanas. Como hoje é feriado, tenho algum tempo para escrever.

No dia 18 chegou à minha casa uma amiga minha de Portugal que veio viver comigo, a Andreia. Tal como muitos de nós, estava a ter dificuldades em arranjar estabilidade no nosso país, então eu convidei-a para vir viver comigo. Vai ser difícil o inicio para ela, pois terá obrigatoriamente de aprender a falar alemão para arranjar emprego, mas estou aqui para ajudá-la.

Portanto, agora tenho companhia Portuguesa por aqui, o que significa mais viagens e por isso mais actualizações no blog.

No dia 19, como estava bom tempo, saí mais cedo do emprego e fomos dar um passeio grande em Ulm, para ela ficar a conhecer a cidade.

Aliás, pode-se dizer que ela teve muita sorte, porque já não fazia bom tempo por aqui há algum tempo.

No dia 20 decidi ir com ela a uma ilha no Lago de Constança chamada Mainau. Eu já tinha estado no lago de Constança, mas na ilha de Lindau. O Lago de Constança é enorme e é dividido por 3 países: Alemanha, Áustria e Suiça. 

A ilha de Mainau pertence à parte Alemã e para ir para lá, a partir do sitio onde vivemos, tivemos de ir até à cidade de Meersburg e apanhar o ferry-boat para Konstanz. Uma curiosidade engraçada é que nós entrámos no ferry-boat por indicação de um policia sinaleiro que lá estava, depois de eu ter perguntado onde se compravam os bilhetes. Mas só dei conta que eu não sabia para onde o ferry-boat ía quando já íamos a meio da viagem. Durante o Verão há rota uma directa para a ilha de Mainau, mas nesta época já não há, como eu viria a descobrir mais tarde. Atracámos na cidade de Konstanz e saímos do ferry-boat, sem que nenhuma pessoa nos perguntasse pelo bilhete..Viagem à borla para os tugas hehe Na viagem de regresso pagámos o bilhete dentro do ferry, quando o revisor passou por nós.

Como eu pensava que o ferry-boat ia directo para a ilha, não sabia como se ía para lá a partir de Konstanz. Perguntei a algumas pessoas que pertenciam ao serviço dos ferry-boats e indicaram-me que teria de apanhar dois autocarros para lá, mas que o primeiro era só 400m de viagem. Como não sabíamos onde era a próxima paragem, tivemos que gastar 2,40€/cada num bilhete de autocarro para andar apenas uma paragem..foi para compensar a borla no ferry.



Os bilhetes para entrar na ilha são um pouco caros, 16€/pessoa, mas acaba por valer a pena por poder passar-se lá o dia inteiro e não ter de pagar nada no interior, a não ser comida. As crianças não pagam nada. Estava com um pouco de receio de não conseguirmos visitar a ilha toda, pois só chegámos lá às 14h e a hora de fecho era ao pôr-do-sol. Felizmente deu para visitar tudo. A ilha pertence a uma fundação criada por um antigo príncipe sueco que controlava a ilha. Mainau está cheio de flores e árvores de todo o mundo. Tem também um parque para crianças, uma casa de borboletas, um parque com cactos, uma mansão, entre outras coisas. Mas a melhor parte de Mainau é sem dúvida a vista que se tem junto à costa, para o resto do lago.














Domingo, dia 21 fomos a Füssen visitar os castelos e os lagos. Desta vez consegui ver um pouco mais de Füssen, mas mesmo assim ainda ficaram coisas por ver. Não irei meter fotos do castelo de Neuschwanstein, pois já escrevi dois posts sobre ele.


O castelo de Hohenschwangau fica no caminho para Neuschwanstein e apesar de não ser tão imponente como o outro, é espectacular à mesma.



Descendo pelo castelo de Hohenschwangau, vai-se dar ao Lago Alpsee, que traduzindo significa Lago (see) dos Alpes, devido à proximidade a estes. As montanhas que se vêem nas fotos, são o começo dos Alpes, da parte alemã.



Na Alemanha, todo o lago que se intitula por esse nome, tem que ter patos..



Psy, o criador do Gangnam Style, também este a ver o castelo, em versão pijama xD

Na foto abaixo, o lago à esquerda é o Alpsee e o mais pequeno à direita é o Schwansee (Lago dos Cisnes). Esta vista é um pouco acima, na estrada que dá para o Castelo de Neuschwanstein.






Quanto o sol já se estava a pôr, fomos ao Lago dos Cisnes.


Tivemos sorte pois o tempo esteve espectacular ao longo de todo o fim de semana, chegando aos 20ºC.

Mas..passado uma semana, começou a nevar =) No inicio começou por ser uma neve muito ligeira, que ao chegar ao solo derretia. Mas ao nevar consecutivamente por dois dias, deixou a casa e as redondezas, cheias de neve. A paisagem mudou completamente, estando toda branca =p Entretanto já derreteu toda e as temperaturas hoje subiram um pouco até aos 10ºC. Não sei quando neva novamente, mas tenho de mudar com urgência os pneus de verão para os de Inverno. A sorte foi que a neve não era forte o suficiente para ficar no alcatrão. Os termómetros baixaram até aos -5ºC, portanto vi-me obrigado a comprar um novo casaco e luvas.




Amanhã vamos a Munique, ficando uma noite por lá numa pensão. O bilhete de comboio é bastante barato, 22€/pessoa, mas por cada pessoa a mais, até um limite de 5, paga 4€. O melhor deste bilhete é que podemos viajar por todo o estado da Bavaria, andar em praticamente todos os transportes entre localidades (excepto os comboios rápidos ICE, o "TGV alemão") e em todos os transportes dentro de Munique (metro, comboio e autocarro). O bilhete é válido por um dia inteiro, portanto para voltar no sábado a casa, teremos que comprar outro bilhete que nos permite usar outra vez todos os transportes de Munique.

O tempo não vai ser o melhor durante o fim de semana, mas espero que não chova.

O trabalho vai correndo bastante bem. Uma das minhas tarefas era de dimensionar, com cálculos teóricos, uma torre de refrigeração criada pela nossa empresa. Felizmente os cálculos estão bem feitos e os custos são bastante reduzidos. Tive luz verde do presidente da empresa para fazer uma planta teste com o meu novo "bébé" hehe =) 

O curso de alemão também vai correndo muito bem e estou a adorar. Cada vez mais gente se vai juntado a nós, mas vão tendo mais dificuldades. Pois as aulas são dadas apenas em alemão e nós pelo menos já sabemos um pouco, mas penso que depressa nos conseguem apanhar. Alguns só vão a uma aula, pois pensam que é Alemão avançado xD Aliás o Português que tinha entrado no curso, só chegou a ir uma aula, enfim..No outro dia fomos jantar fora e foi para divertir um pouco. Uma senhora espanhola também se juntou ao curso, portanto agora melhoro o meu "portunhol" com a rapariga mexicana, a senhora espanhola e o rapaz italiano (que também fala espanhol) xD

Tenham um bom fim de semana =D

2 comentários: