sábado, 23 de fevereiro de 2013

Schlittenfahren in Gibelhaus und Wandern im Weissensee

Duas semanas atrás, no Sábado, fui convidado pelos meus colegas do trabalho para ir andar de trenó em Gibelhaus, a cerca de 100km para o Sul. Para se fazer esta rota de trenó tem de se apanhar um autocarro na vila, pois a estrada no Inverno é um pouco perigosa. O condutor do autocarro, um senhor já com uma certa idade, ia contando anedotas ao longo da viagem. Pelo que um dos colegas me disse, foi melhor para mim não ter entendido nenhuma das anedotas, pois não eram muito engraçadas..Pelo caminho ainda passámos por um limpa-neves parado na berma da estrada e inclinado na ravina, mas felizmente não caiu por ela abaixo.

A altura da neve era muito grande e o dia era de Sol, por isso não foi o melhor dia para andar de trenó. Devido á altura da neve e ao Sol, o trenó por vezes enterrava e não deslizava, pois a neve também ficou um pouco húmida devido ao calor.


A vista era muito melhor do que da outra vez que andei de trenó, mas a pista não era tão rápida e difícil. Esta pista fica no meio das montanhas e tem uma taberna no topo, que pertence ao Clube de Montanhismo de Illertissen (vila ao lado da qual eu resido). Ser membro deste clube tem regalias em qualquer taberna nas montanhas: descontos na comida, pode-se levar e comer "comida de casa", entre outros. Pelo que me disse um dos meus colegas, que pertence a este clube, todos os anos nesta taberna organiza-se uma festa só para os membros.



Desta vez os trenós para alugar eram no topo da montanha, mas tivemos de ir dividindo a carga do trenó de um dos meus colegas. Cansa um pouco andar a subir a montanha na neve, portanto de vez em quando íamos parando.


A taberna no topo da montanha, onde alugámos os trenós e onde comemos. A comida alemã lá servida era extremamente boa!


Comparei os dados da rota no meu telemóvel, com os do meu colega e atingi uma velocidade de 43,2 km/h, 4km/h mais elevada que ele hehe. Na foto abaixo podem ver a rota a azul, sendo que a rota a subir é a mesma que a descer.



No dia a seguir, eu e a Andreia, fomos fazer mais uma rota no Weissensee (Lago Branco), em Füssen. O dia esteve espectacular apesar dos -7ºC, que ao Sol era agradável, mas à sombra fazia um pouco de frio. O lago estava parcialmente congelado e a vista para os Alpes era fantástica.






Em todos os lagos por onde passamos, lá terão de haver patos e cisnes..


A rota durou 2 horas e percorremos 7,21 km. Durante o verão (nas outras épocas também, caso alguém queira..) pode-se vir a este lago nadar, que tem um ou dois bares e casas de aluguer de barcos a remo. Mais informações em: http://www.weissensee.com/


Como acabámos o passeio bastante cedo e estávamos muito perto de Füssen, decidimos ir mais uma vez ao castelo. A caminho de lá vimos esta casa, com várias pequenas casinhas de madeira na parede. 


No meio da foto, podem ver o castelo no meio das montanhas.


A caminho do castelo, passa-se pelo castelo de Hohenschwangau, que agora está coberto de neve.


A vista do castelo é absolutamente fantástica. O lago que se vê ao fundo é o Forgensee, que apesar das inúmeras visitas a Füssen, ainda não o consegui visitar. Como já disse noutros posts (e volto a repetir), há muitas coisas coisas para ver neste pequeno recanto no Sul da Alemanha. Já estava praticamente de noite quando chegámos ao topo e erámos dos poucos que ainda ali estavam aquela hora, mas não os únicos! Posso dizer que nunca senti tanto frio..quando estávamos a voltar para o carro, faziam -16ºC!






Entretanto não se tem passado muito por aqui, o trabalho corre bastante bem. Já terminei os dois projectos que estava a fazer e que deverão estar construídos na terceira semana de Março. Agora tenho estado ligeiramente mais folgado, mas esta semana devo começar com coisas novas para fazer.

Aqui por casa, decidimos começar a comunicar mais em Alemão e Inglês do que em Português, mas muitas vezes esquecemo-nos. A melhor maneira de aprender uma língua estrangeira é praticando-a e como o meu curso vai demasiado lento para o meu gosto, tenho de tentar acelerar a minha aprendizagem.

Um bom fim de semana para todos.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Carnaval, Spa e viagem a Portugal

Fevereiro é mês de Carnaval e, tal como em Portugal, aqui também se celebra. A diferença é que aqui prolonga-se por semanas. Já vejo pessoas mascaradas desde há pelo menos 3 semanas. Todos os fins de semana tem havido desfiles de carnaval pelas diversas aldeias. A semana passada foi a vez da nossa. Eu não ligo muito ao Carnaval e como não tava com disposição não fui ver, mas a Andreia esteve por lá com uma colega do curso e tirou algumas fotos.




Pelo que a Andreia me contou, no carro do Super Mário, o vaso com a flor mexia-se para cima e para baixo, tal como nos videojogos.


No dia a seguir foi Superbowl Sunday (final do campeonato de Futebol Americano) e como já é tradição de alguns anos, vi o jogo até "às tantas". A grande diferença é que vi o jogo num cinema, num ecrã IMAX com um colega do trabalho. A organização foi feita pela equipa de Futebol Americano recém surgida, de Ulm. Não faltaram as cheerleaders da equipa, a fazerem coreografias (não correu muito bem, estando duas delas apenas a ver, porque estavam de muletas..), fotos com os jogadores (todos com o ego em alta a andarem pelo hall do cinema) e um jantar tipico Americano: Hámburger XXL com batas fritas e nachos. A organização não estava grande coisa pois cada vez que perguntávamos qualquer coisa a um dos jogadores, nunca nos conseguiam responder a nada.


Na segunda-feira tirei folga, para poder dormir à vontade e..relaxar. Fomos a umas termas/spa a cerca de 70km de casa. Não tenho muito conhecimento no assunto, mas a água não era medicinal, apenas água normal dos canos xD Portanto não sei se hei-de chamar termas ou não, o que é certo é que é o nome deste complexo, em Bad Wörishofen. O "cromo" que está no jacuzzi à direita, sou eu. Também há um complexo de saunas, mas teria que se pagar mais um pouco. Não sou grande fã de saunas, por isso não sei como é em Portugal, mas aqui é natural estar na Sauna sem qualquer toalha. Mais informações sobre as termas, aqui: http://www.therme-badwoerishofen.de/index.php?option=com_content&view=article&id=191%3Asprings-of-health&catid=50&Itemid=142




Dia 5 fui em viagem de trabalho para o Porto. Fomos visitar as nossas instalações de arrefecimento e pós-arrefecimento do betão usado na Barragem de Baixo Sabor, que está agora em construção e que deverá terminar ainda este ano. Penso que não posso revelar fotos das instalações na barragem, por isso apenas mostro uma foto de mim junto às instalações da empresa onde trabalho e à frente da barragem. Não participei neste projecto, vim a Portugal apenas para conhecer pessoalmente algumas pessoas com quem tenho contactado, ver se as nossas instalações estão a funcionar bem, falar com possíveis futuros clientes e ajudar na tradução do meu colega.




De seguida fomos visitar o local onde no futuro será erguida a Barragem de Foz Tua. A paisagem é magnifica, sendo o Alto Douro Vinhateiro património da Unesco. Por este mesmo motivo, a barragem sofreu atrasos e problemas financeiros, estando estes agora resolvidos, penso eu.





Apenas irei mostrar fotos de lugares onde qualquer pessoa poderá ir, não necessitando de autorização especial. Lá em cima estão as instalações de produção de betão para a barragem.


Na seguinte foto pode-se ver o lugar onde a futura barragem será construída.


A linha de comboio do Tua que foi fechada e que tanta polémica criou.


Depois dos assuntos do trabalho terem terminado, eu e o meu colega decidimos ir a Guimarães e ir ver o jogo Portugal - Equador. Maldita ideia que eu tive..derrota humilhante por 2-3, dinheiro desperdiçado num jogo francamente mau. Antes do jogo ainda tivemos algum tempo a passear à volta do estádio..à procura duma churrasqueira para o meu colega. Aparentemente ele esteve em Portugal e adorou a comida de churrasqueira. Depois de andarmos às voltas lá encontrámos então uma e comemos umas belas bifanas. Para evitar filas de trânsito e por o jogo ser péssimo, decidimos sair 5 minutos mais cedo antes do apito final, pois tínhamos de acordar às 3:30 para ir para o Aeroporto. 


Aparentemente apareci na televisão e tudo, pois poucos minutos antes do jogo começar, o meu Pai telefonou-me a dizer que eu estava na televisão xD

O lugar até era bastante bom e tudo, mesmo junto ao relvado..enfim..


Voltei no dia 7, ainda dei "um pulo" em Ulm a uma exibição de empresas no mundo do betão, onde estávamos lá nós com o nosso pequeno stand. 

Já comprei bilhetes para ir a Portugal entre dia 2 e 9 de Abril =)

Este fim de semana é de All Star da NBA, portanto serão longas noites ocupadas a ver Basquetebol!

Desejo um óptimo fim de semana a todos.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Dezembro e Janeiro - Parte 2

Vou continuar então com o post da semana passada.

Na primeira semana de Janeiro, decidimos finalmente visitar o Castelo de Illertissen - Schloss Tussa, que fica a cerca de 3km de casa. Como visitámos num Domingo, este estava fechado, mas mesmo assim deu para ver o exterior do castelo. Não é tão grande e imponente como o castelo em Füssen, mas foi interessante de visitar.






Fomos também andar de Schlitten (trenó) numa montanha pequena perto de Sonthofen, mas não tirei fotos (a não ser da pista de esqui), porque é complicado tirar fotos enquanto se vai num trenó a alta velocidade xD Utilizei uma aplicação que comprei para o telemóvel, o "Alpine Quest". Permite registar a rota que fazemos, através da utilização do GPS, permite abrir ficheiros de rotas de outras pessoas, registos de velocidade, altura, etc etc..Podem ver que a velocidade máxima que atingi no trenó foi de 46,03 km/h!


O trajecto que fizemos para andar de trenó e que se assemelha a uma árvore de natal podem ver em baixo. A parte da direita da rota foi sempre a subir, depois no "pico" havia um restaurante onde aproveitámos para comer uma sobremesa deliciosa chamada de Kaiserschrmarrn (http://www.dramaticpancake.com/2012/04/adam-keiserschmarrn-austrian-pancakes/) que não é mais do que "panquecas" cortadas, com açúcar em pó e doce de maçã e/ou frutos do bosque. Na parte esquerda da "árvore de natal" foi a descida, de cerca de 3km.  Não foi fácil subir 3km de montanha, no meio da neve e a carregar um trenó..podia-se ir de elevador, mas preferimos fazer um pouco de desporto.


Uma pista de desportos de Inverno em frente ao restaurante.


A primeira parte do trajecto a descer, era uma descida muito íngreme e onde me espalhei na neve. Aproveitámos então para tirar a única foto do trajecto.


Na segunda semana houve o dérbi S.L.B - F.C.P e como não poderia deixar de ser, deixei a minha marca no quadro do escritório de dois colegas meus. Ninguém ganhou a aposta, mas fica o registo.


No terceiro fim de semana de Janeiro, fomos fazer uma caminhada no Grüntensee, um lago que estava congelado, a poucos quilómetros da Áustria. Não éramos os únicos a fazer caminhada à volta do lago (aliás todas as caminhadas que fazemos, temos estado sempre "acompanhados"), mas a maior parte passeava de esquis. Andar na neve (caso esta tenha sido alisada e com pouca altura) não é difícil  mas caso esteja uma camada de gelo é praticamente impossível não escorregar. O dia esteve magnifico e sem uma única nuvem à vista, mas não se deixem enganar pois estavam -7ºC.





Algumas pessoas aproveitaram o bom tempo para andar de balão de ar quente..

..Enquanto outros ficavam presos num lago gelado..


Uma barragem parada, devido à água estar congelada.





No Verão o Grüntensee tem bastantes actividades, trajectos de cortas por entre as árvores, passear de barco, nadar. Também há dois parques de campismo, bem como restaurantes à volta to lago. Para mais informações e fotografias: http://www.camping-gruentensee.de/bilder_sommer.html



Alguém se divertiu a fazer um boneco de neve.



Nesta época pode-se fazer desportos de Inverno, na pista que se vê ao centro na foto.


Estive a semana passada 3 dias em Portugal, no Norte, em trabalho. O próximo post será a falar deste mês de Fevereiro.

Tenham uma boa semana!