sábado, 16 de março de 2013

Vaguear pelas vizinhanças

Esta semana o tempo esteve relativamente bom por aqui. Um ou outro dia nevou, mas nada comparado com Frankfurt, em que tiveram de fechar o aeroporto, devido ao mau tempo. Enquanto o centro e norte da Alemanha continuam no Inverno, por aqui no Sul, parece já ser Primavera (alguns dias).

No fim de semana, em vez de irmos para perto da região dos Alpes, decidimos ficar pela nossa vila e conhecer um pouco melhor o que nos rodeia. Estranho como já estou aqui à 7 meses e ainda não tinha conhecdo os arredores. A vila onde resido fica no local onde há milhões de anos existia um grande rio. Esta zona é muito plana e se formos um pouco para este ou oeste vê-se algumas montanhas. Agora esse rio é um pouco mais pequeno e nesta parte está dividido em duas partes. Existem cerca de 3 "mini-barragens" só nesta secção do rio, sendo 8 na sua totalidade, com uma capacidade de 51 MW. O rio Iller é um afluente do rio Danúbio e é o sétimo rio com maior caudal da Alemanha, com 147km de comprimento. Estende-se desde as montanhas de Oberstdorf (junto à fronteira com a Áustria) até Ulm. Em Ulm, junta-se ao rio Danúbio, o 2º maior da Europa, com 2872 km de comprimento e passa por 10 países. 

A zona onde resido, tem imensos lagos, pois muitas empresas de extracção de pedras retiram daqui a sua matéria-prima. Como esta zona tem densos lençóis de água, formam-se lagos. Em baixo está uma das instalações de extracção de pedras, completamente abandonada e inundada pelo lago.


O comboio a passar pela vila. A minha casa fica um pouco mais para a direita da foto.



No domingo decidimos fazer a pé o caminho até à minha empresa. Já que temos uma bicicleta (oferecida por uma colega minha do trabalho, que já não a usava) e o bom tempo está a chegar, a Andreia está a pensar em ir para a escola de bicicleta. Estou a pensar em arranjar uma bicicleta também para mim, pois também quero ir para o trabalho sem carro. Como existem os dois rios entre a vila onde resido e a empresa, o que seriam apenas 2 km em caminho directo, tornam-se 8 km devido à quase inexistência de pontes.




Uma das "mini-barragens" do rio Iller.


Durante um quarto do percurso apanhámos imensa chuva e não tinhamos onde nos meter. Felizmente quando parou, o Sol saiu por trás das nuvens.



Já no caminho de volta para a minha casa, passámos por duas balizas no meio da relva (não posso propriamente chamar um campo de futebol). Nota-se na foto a diferença entre as nuvens cinzentas e o céu azul.


Um pequeno afluente do rio Iller passa pela minha localidade. A minha casa fica um pouco mais para a esquerda desta fotografia.


Na sexta feira eu aproveitei para ir passear de bicicleta até à empresa, para ver quanto tempo demoro. Levei cerca de 30mintuos, o que não é muito. No caminho para lá, passei por um lago, onde se pode dar uns bons banhos. Talvez saía do emprego, para ir dar uns mergulhos xD.


Hoje à tarde fomos dar mais um passeio às vizinhanças da nossa localidade e deparámo-nos com uma cratera enorme, devido à extracção de rochas.


A vista lá do cimo do local da extracção, de onde se pode  ver a minha localida, um pouco à direita do centro da fotografia.


Quando continuámos o nosso caminho, deparámo-nos com um sinal a dizer que era proibido a entrada de pessoas naquele local..

De Portugal não vêem as melhores noticias, desemprego continua a subir, mais austeridade, o Sporting a ganhar jogos, avaliações que nunca batem certo, etc..Na ourivesaria à frente da minha casa, houve um assalto e roubaram 25.000€ em ouro.

Por aqui, ouvi falar que a Merkel quer que os trabalhadores na Alemanha tenham mais tempo para a familia. De resto, tenho-me mantindo um pouco alheio às noticias daqui, mas no outro dia liguei a televisão e estava a dar um programa de comédia e estavam a fazer uma sátira a um partido alemão: FDP.

Juro que o nome não é mentira http://www.fdp.de/


Um bom fim de semana para todos.

sexta-feira, 8 de março de 2013

Breitachklamm

Durante esta semana aqui no sul da Alemanha, pareceu que o tempo andou para a frente, pois as temperaturas subiram, sendo hoje o dia mais quente, com 17ºC. Infelizmente para alguns, felizmente para outros, a primavera ainda nao chegou e para provar isso, para a semana volta a nevar por cá.

No passado domingo fomos fazer uma caminhada ao parque natural de Breitachklamm. Para entrar tem de se pagar 3,5€, mas que valem a pena.  O parque pode ser visitado tanto no Inverno como no Verão. Durante o Inverno é um pouco perigoso, pois como o caminho está com gelo, faz com que pessoas desastradas como eu escorreguem e se estatelem no chão..Outro ponto negativo é a quantidade de gente que se acumula nos caminhos, já de si bastante estreito.

Para mais informações sobre o parque: http://www.breitachklamm.com/en/

A nossa rota foi de 10,6 Km e durou cerca de 4horas, com uma diferença de altura de 200m e altura máxima de 1071m. 


Durante o Inverno, formam-se enormes "esculturas" de gelo da água que ali escorre.






Aquela placa a verde é uma régua a mostrar a altura a que a água, que estava uns 10m abaixo de nós, já chegou.



Pelo que diz no website, este desfiladeiro é o mais profundo da Europa.



5 segundos depois de ter tirado a foto abaixo, escorreguei no gelo e quase que caía lá para baixo..felizmente segurei-me bem ao corrimão.


Depois da zona do desfiladeiro haviam dois caminhos a tomar. Decidimos ir pelo caminho que inidicava no meu livro das rotas e felizmente escolhemos bem, porque não estava carregado de pessoas.


Parte da rota é na Áustria, como podem ver na primeira foto desta publicação (a fronteira marcada a amarelo) e que é indicado até no meio das montanhas xD


Um pequeno iglo no meio das árvores, com uns trenós de plástico lá dentro.


Depois deste iglo, começou a parte da subida. Não foi uma diferença de altura "por aí além", mas na neve torna-se muito dificil caminhar.




Depois da subida, uma pequena pausa para descanso.



No lugar onde estávamos, para onde quer que olhásse só se viam montanhas.





O dia esteve espectacular com o céu sem nuvens, o que não tem sido muito natural nos últimos 3 meses. Pelo que me contaram no meu emprego, desde que se começaram a fazer as medições meteorológicas na Alemanha, nunca um Inverno teve tão poucos dias de Sol..Apesar de ter sido um ano menos frio que o ano passado e com menos neve, tem estado mais nublado que nunca. O facto de não se ter tanto Sol como em Portugal, faz com que se aprecie mais o facto do dia estar bom.

Este fim de semana vai estar de chuva por aqui, por isso não estou a contar fazer qualquer passeio. Talvez aproveite apenas para descansar, pois esta semana no trabalho foi bastante cansativa.

Espero que as fotografias tenham melhor qualidade, pois comprei uma máquina fotográfica e assim já não utilizo a câmera do telemóvel.

Caso alguém esteja interessado em vir para a Alemanha, dê uma vista de olhos neste link http://www.thejobofmylife.de/en/ . Existe por cá um sistema de ensino tipo o profissional em Portugal. Mas aqui os alunos vão dois dias à escola ter aulas e têm 3 dias de estágio na empresa. Têm direito a salário e férias. Temos cerca de 5 na minha empresa e um deles acabou agora o curso, passando a efectivo. Penso que é um sistema que funciona muito bem por cá e que faz com que as pessoas que não desejem apenas ir para a Universidade, fiquem com uma boa formação na área desejada. O incoveniente é que tem de se saber Alemão para tirar estes cursos, mas já pensando nisso, o governo alemão oferece um curso de alemão no país de residência, a quem seja escolhido. Não é a única maneira de vir cá para trabalhar, mas merece uma vista de olhos para quem deseje emigrar. Penso que no site tem outros tipos de curso, por isso não liguem apenas ao que eu digo.

Um feliz dia da mulher para as leitoras.

Bom fim de semana!