Em Outubro do ano passado, decidi ir visitar a Andreia a Colónia (ela esteve lá a viver até ao final de Outubro).
Köln (nome em alemão), fica a cerca de 480km de onde eu vivo e é a maior cidade do estado de Nordrhein Westfalen e 4ª maior da Alemanha (Berlim, Hamburgo e Munique).
A cidade está localizada nas duas margens do rio Reno e curiosamente é a cidade Europeia mais propensa a ter inundações. Tal como em praticamente todas as outras cidades na Alemanha, foi quase toda destruida pelos bombardeamentos na Segunda Guerra Mundial. E tal como quase todas elas, foi reconstruida tal como estava, com a Arquitectura anterior à Guerra. Cerca de um quarto da cidade é área verde, havendo cerca de 75m² de área pública verde por cada habitante da cidade!
Para informações sobre a cidade (Historia, mapas, locais a visitar, etc..):
Colónia é conhecida pela sua catedral (Kölner Dom), pela ponte ao seu lado Ponte de Hohenzollern (Hohenzollernbrücke) e pela Agua de Colónia. A Catedral é o monumento mais visitado em todo o país, com 6 milhões de visitas por ano, suplantando o Bundestag em Berlim, que está em 2º lugar com 2,7 milhões. Também tem uma das mais velhas e maiores Universidades da Europa.
Na Alemanha também é muito conhecida devido à sua cerveja típica, Kölsch. O problema é que é um pouco cara e servida em copos muito pequenos, portanto bebe-se bastante rápido. A cervejaria onde estivemos, produzia uma das mais famosas Kölsch. Estava completamente a abarrotar, mas aproveitámos para beber um par de cervejas e jantar comida tipica alemã (da qual já não me lembro o nome). Como não é todos os dias que vou a Colónia, trouxe para mim e para os meus colegas um barril de 5l.
Nas cervejarias, as cervejas são servidas por alguns empregados num tipo de suporte, como o que se vê abaixo. Como as pessoas bebem bastante rápido aquele pequeno copo, eles estão sempre à espreita com um suporte destes cheio (esvaziado em pouco tempo, diga-se de passagem).
A catedral de Colónia tem a maior igreja gótica do Norte da Europa, a maior fachada de Igreja do Mundo e a segunda maior torre de Igreja do Mundo, apenas suplantada pelo Mosteiro de Ulm (perto de onde eu vivo hehe).
A Catedral é o centro das atenções de Colónia e vê-se o seu topo de praticamente qualquer ponto da cidade. A estação principal de Colónia fica exactamente ao lado.
As escadas de acesso à Catedral estavam praticamente sempre cheias durante o dia e à volta da Catedral havia bastante animação, com espectáculos de rua.
Este é talvez o melhor ponto da cidade para tirar uma fotografia de Colónia e um local bastante agradável para se passar algum tempo. A vista e fantástica e em intervalos bastante regulares passam barcos, mesmo de noite, cheios de luzes.
Um pouco ao lado da Catedral, está uma Igreja, a Groß Sankt Martin (traduzindo à letra Igreja do Grande Santo Martin). A Igreja sofreu grandes estragos durante a 2ª Guerra Mundial, mas foi restaurada até 1985.
Vale a pena passear à beira rio em Colónia, tanto de dia como de noite. A cidade é muito movimentada também de noite, mas sem grande barulho e delinquência.
Apesar de não se ver muito bem nesta fotografia, à esquerda está o Museu Ludwig que alberga um Museu de Arte Moderna. Quando por lá passámos, uma pequena área à sua volta estava encerrada, pois ao passar naquela zona, estaríamos a passar por cima do Museu onde se iriam ouvir os passos, a partir do seu tecto. Não sei se é todos os dias que isto acontece, ou se havia algum evento especial.
Outro sitio de onde se tem grande vista, é da ponte Zoobrücke (Ponte do Zoo, devido à proximidade do Jardim Zoológico). A quantidade de barcos, tanto de carga como de passageiros, que passa neste troço é impressionante. Em baixo poderão ver um Timelapse exactamente deste ponte, com os barcos a passarem.
Uma vista panorâmica tirada na mesma ponte. À esquerda está o maior parque da cidade.
O parque é giro, mas parece um pouco abandonado. Poderia ser um pouco restaurado, pois tem algumas infraestrutras um pouco degradadas. O espaço para passear é enorme e a vista à margem do rio é espectacular. Tal como em muitos pontos da cidade, é possivel ver-se a imponente Catedral.
A vista na margem do rio engloba também a Catedral e a ponte ao lado desta, mas para não inserir apenas fotografias da Catedral, inseri apenas esta com a vista para a Igreja do Santo Kunibert.
A Ponte de Hohenzollern está coberta de cadeados deixados pelos pares de namorados e casais que ali passam. É uma tradição que eu sei que existe em outras cidades, tais como Viena, Paris, Tóquio, etc..
A Deutsche Bahn (maior operadora de comboios da Alemanha) ameaçou retirar os cadeados da ponte, devido ao enorme peso dos cadeados que causam instabilidade. Pelo que eu li, esta ameaça esbarrou na opinião pública, mas não sei se irá ou não a avante.
Nesta fotografia panorâmica tirada a partir desta ponte, pode-se ver os edificios Reinauhafen (Porto de Reinau), naquele que era um antigo porto para embarcações comerciais. A partir de 2002 procedeu-se à modernização e é agora uma zona industrial, onde têm sede companhias como a Microsoft e a Electronic Arts (EA). À direita está de novo a Igreja do "Grande Santo Martin".
De novo a Igreja e à esquerda os edificios tipicos alemães. Nesta zona podem-se encontrar alguns bares.
Aqui ficam 2 timelapses da cidade. Vejam em HD para terem uma melhor vizualização.
Nas próximas duas semanas iremos estar ao pé de Paris, no que irão ser umas férias meio desportivas. Em Setembro comecei a fazer um desporto chamado Bouldering (muito semelhante à escalada), em casa dum colega meu, que tem uma pequena parede. A diferença para a escalada é que é feito sem qualquer material de apoio, mas são apenas trepadas rochas normalmente de 3 a 4 metros (podendo haver maiores). A única protecção são os nossos braços e pernas e uns colchões que nos amparam em caso de queda. Apesar disso não é um desporto perigoso.
A cerca de 30km de Paris existe a maior área da Europa para o tipo de rocha onde se pode fazer esta actividade desportiva.
Para ler sobre Bouldering:
Um pequeno video da zona para onde vamos:
Desejo-vos um bom resto de semana.