Esta parte vai ser dedicada ao período de Dezembro.
O Natal aqui é tão ou mais celebrado do que em Portugal, mas como em termos financeiros os países estão bastante distantes um do outro, aqui eles podem iluminar tudo o que é rua. Foi bonito de ver as ruas com neve e com iluminações e árvores de Natal por tudo o que era sítio. Os sitios mais ocupados durante este período são os mercados de Natal, seja para as pessoas que vão à procura de prendas para oferecer (maioria produtos artesanais), seja para aqueles que vão só para beber cerveja ou o popular Glüwein (vinho quente com canela e sumo de laranja). Os mercados de Natal espalham-se por todas as terras, sendo que nas mais pequenas dura apenas dois dias e nas cidades dura cerca de 3 semanas.
O primeiro mercado de Natal que visitámos foi o da nossa vila, Untereichen. Bastante pequenino mas acolhedor, passámos lá algum tempo a conviver com alguns dos nossos vizinhos a beber Glüwein, a ver os produtos artesanais (a maioria era ferro velho convertido em peças) e a aquecermo-nos junto à salamandra. Depois disso fomos comer uma grande pizza ao nosso novo restaurante favorito, a poucos metros da nossa casa.. É um restaurante do Sr. Salvatore, um emigrante italiano que já está aqui há 15 anos que faz umas pizzas enormes e baratas, sendo que às quartas e quintas cada uma custa apenas 5€ =) Falo com o Sr. Salvatore e com a sua mulher (uma senhora da Eslováquia, mas que fala Italiano e um pouco de Espanhol) em "Espanhol".
Não sabemos se foi por causa do período de Natal ou não, mas vimos muitas pessoas a entrarem na Catedral de Ulm durante a noite, então também entrámos. Sempre pensei que era preciso pagar para entrar lá dentro, mas pelos vistos só se paga para subir à enorme torre. Dentro da Catedral estava um Coro a cantar músicas tipicas de Natal.
No dia 21 fizemos a nossa longa viagem para Portugal. Devido ao custo elevado dos bilhetes nesta altura, a viagem mais económica tinha um longo período de paragem em Barcelona para apanhar o avião para Lisboa. A nossa ideia inicial era visitar Barcelona durante as 7 horas de intervalo, mas devido à Andreia estar bastante doente e do Aeroporto de Barcelona em que aterrámos não ser o principal (longe da cidade e só com acesso por autocarro), decidimos ficar dentro do Aeroporto.
O tempo em Munique no dia da viagem era de 0ºC e com neve. Chegados a Portugal, o tempo era de 18ºC à noite..Ficámos 5 dias em Portugal, bastante curtos para visitar todas as pessoas que queríamos, ainda por cima num período como o Natal, em que se fica "limitado" nos dias 24 e 25 para estar com a família. Foi bastante bom estar em Portugal, com família e amigos e finalmente ter comido um belo bacalhau xD Passei um bom tempo com os meus amigos mais chegados, com visitas de duas amigas também elas fora do país (Dinamarca e França).
No dia 28 chegámos de novo à Alemanha, com temperaturas a rondar os 4, 5ºC. Pelo que me contaram o Natal aqui na área foi com vento e sem neve.
Até no Aeroporto há um mercado de natal..
A passagem de ano foi passada com os vizinhos no restaurante do Sr.Salvatore e quando se aproximou da meia noite, fomos para a rua onde vivemos, ver o fogo de artificio nas terras à volta. Nos dias anteriores ao fim de ano, por todo o lado vendem-se kits de fogo de artificio, tanto que nas revistas que recebemos dos supermercados, 10 páginas eram dedicadas apenas para estes kits. Os Alemães literalmente atiram para o ar muito dinheiro. Durante vinte minutos estivemos ao frio (com pouca roupa, pois pensávamos que íamos apenas ao restaurante) e vimos o espectáculo de cores à nossa volta, com champanhe incluído.
Depois disso fomos para casa dos nossos outros vizinhos Sr. Markus e Sra. Hanna, na companhia de mais outros 4 vizinhos. Ficámos lá cerca de 3 horas a conviver e finalmente voltámos à nossa casa.
Na próxima publicação conto o que se passou por aqui em Janeiro.
Entretanto tenho notícias fresquinhas..irei a Portugal entre 5 e 7 de Fevereiro =) Irei com mais um colega meu visitar as nossas instalações da barragem de Baixo Sabor e com os clientes da Barragem de Foz Tua. Irei ajudar na tradução, para ver também as nossas instalações e para conhecer algumas pessoas com quem tenho mantido contacto telefónico, na ajuda de problemas técnicos.
Nota: A minha empresa não constrói as barragens, apenas providencia as instalações para refrigerar o betão que vai ser usado na barragem. Para grandes construções e/ou para ambientes quentes, o betão convém estar a uma temperatura baixa para não criar rachas na estrutura. Enquanto em construção também se pode fazer um pós-arrefecimento que consiste em tubos dentro da barragem com água gelada lá dentro.
Por isso os representantes dos nossos clientes que vamos visitar a Portugal, pertencem às gigantes Odebrecht e a EDP. Infelizmente não terei tempo para visitar Lisboa, pois é apenas uma viagem de trabalho. Penso ir em Portugal na Páscoa, mas ainda não há certezas.
Hoje é dia de Superbowl e irei com o meu colega do trabalho Pascal (com que estive no jogo de Basquetebol em Ulm) ver o jogo ao cinema em IMAX hehe
Desejo um bom fim de semana a todos.
Sem comentários:
Enviar um comentário