quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Fim de Semana nos Alpes Austríacos

Já queria escrever esta crónica há mais tempo, mas não tive tempo para a publicar. Na sexta feira estava eu no trabalho quando o Florian (o colega que me ofereceu a máquina e que mete ajudado por aqui) perguntou se gostaria ir com ele fazer montanhismo aos Alpes. Fomos então a um outlet tipo o da Sport Zone, em Neu-ulm, ao lado do arena de basquetebol. Comprei uma mochila e umas botas, estas últimas foram bastante caras, mas ficam já para o Inverno e em principio duram alguns anos.



Começámos a viagem às 8:00, com destino a Baad, na Áustria. O caminho já tinha sido definido na sexta, num livro cheio de percursos só daquela zona. Aqui o pessoal leva muito a sério o montanhismo, nas livrarias há uma quantidade enorme de livros deste tema, bem como imensos mapas.

Já agora mostro o “carrito” da viagem..



Quando chegámos a Baad, os parqueamentos já estavam cheios, com bastante gente a equipar-se para ir para a montanha. Estavam apenas 18oC às 10:00, mas foi aquecendo ao longo do dia, até aos 35oC..
Esta cascata estava logo no início do percurso e o mais porreiro é que se pode beber a água (bastante fria) directamente ou guardá-la numa garrafa/cantil. Por todo o percurso havia sempre pequenos fios de água, como podem ver em algumas fotos e em todos eles pode-se beber a água.



O percurso no inicio foi plano, mas depressa começou a ser inclinado. O meu pé torcido começou a queixar-se, mas felizmente não voltou a doer, graças às botas bastante confortáveis que deixam o pé imobilizado. Eu parecia um turista chinês constantemente a tirar fotografias e a atrasar sempre a caminhada xD Dizia sempre para mim mesmo “ok, não arranjo melhor paisagem que esta”, subia mais uns metros e seguia-se a mesma frase e mais uma série de fotografias. Tive grande dificuldade em escolher as fotografias para este post, mas mesmo assim são bastantes. A paisagem fez-me lembrar o filme do Senhor dos Anéis, mas é impossível captar o que é estar por lá.
















E aqui está a minha primeira foto por estas paragens. Já duas pessoas me disseram que pareço o Figueiras..Podem ver no pé esquerdo a ligadura no pé. Ninguém no seu perfeito juízo faria uma caminhada destas com o pé assim, mas eu não sou propriamente equilibrado da cabeça xD


Por todo o trajecto haviam pequenos estabelecimentos onde serviam comida e claro..cerveja. Aproveito aqui para dizer que nunca fui grande fã de cerveja em Portugal, mas aqui tenho bebido bastante regularmente. Sem dúvida que aqui é muito melhor e podem encontrar de todos os tipos e de dezenas de marcas. 



A vista deste estabelecimento era sem dúvida alguma espectacular.





O meu colega da caminhada aqui na foto.











Ao todo foram 5 horas de caminhada e 26,5km percorridos. Abaixo um pequeno esboço do trajecto que fizemos. Apenas quantifica 10 km pois não conta com as subidas e descidas. 



No caminho para casa ainda tirei uma fotografia a uma pequena cidade austríaca, da qual não me lembro do nome. Podem ver a rampa de esqui quase no meio da foto, a verde. 



O Florian convidou-me para irmos no dia a seguir outra vez à Áustria, mas apenas para visitar de carro, porque ele adora guiar depressa nas ruas estreitas e cheias de curvas das montanhas hehe Cheguei a casa estafado, mas ainda tive um pouco numa festa de família dos meus vizinhos.


Domingo lá fomos para a Áustria de novo. O primeiro sitio onde queríamos ir era a uma zona onde a estrada é muito estreita e cheia de curvas, na montanha. Sem dúvida que aquele carrito é qualquer coisa de especial. Pena que a estrada estava com alguns carros, então por vezes ele guiava muito lentamente para dar um pouco de espaço e tempo para o carro da frente. As fotos se calhar não estão muito boas porque foram fotografadas dentro do carro. As fotos a seguir não são da estrada "maluca", pois não tirei fotos nenhumas nessa altura








  


Depois do percurso ter terminado, fomos dar um salto a Innsbruck, cidade conhecida pelas suas estâncias de esqui, tendo sido a cidade organizadora dos Jogos Olimpicos de Inverno em 1964 e em 1976. O parqueamento foi bastante caro, apesar de tudo na Áustria ser bastante barato. Abastecemos gasolina no carro a 1,49€/litro (diferença de 0,2€ em relação à Alemanha e a Portugal). A cidade é bastante acolhedora, tem um rio no meio da cidade e situa-se no meio das montanhas. Não deu para visitar muito, mas com certeza que voltarei.



Este edifício é ícone da cidade devido à pequena parte do telhado dourada.






Saindo de Innsbruck fomos directos a Lech, o sitio onde o "pessoal da massa" passa férias. A pequena terra é espectacular, mas comprar qualquer coisa saí bastante caro. Quem queira ter alojamento nesta terra, só encontra hotéis de 4 e 5 estrelas





De seguida, decidimos passar por Lindau, cidade que fica no Lago de Constança e que faz fronteira com a Áustria. Este lago é partilhado por estes dois países e também pela Suiça. A cidade fica a apenas 100km da minha casa, por isso estou a pensar em passar por lá este fim de semana. Também não visitei muito da cidade, devido a já ser um pouco tarde. A cidade tem uma parte à beira do lago e uma ilha perto da costa, para onde nos deslocámos. Sentámo-nos numa esplanada a beber uma cerveja e a olhar para a baía. A cidade estava carregada de turistas e de pessoal a nadar no lago. O lago de Constança é o terceiro maior da Europa, com um comprimento máximo de 63km e uma largura máxima de 14km.



Em baixo um pequeno esboço do nosso "pequeno" trajecto. Felizmente não tive de pagar a gasolina para alimentar o Porsche.

Com o último post, o blogue já tem mais de 1000 visitas, com apenas 10 crónicas. Muito obrigado a todos os que têm lido e pelo apoio que me têm dado.


O dia de ontem foi marcado pelo companhia do jantar. Fui convidado pelo presidente da empresa a jantar com ele, a sua mulher e o Florian. Estava bastante nervoso, pois não estou habituado a este tipo de coisas. Mas senti-me bastante à vontade com eles, pois apesar de serem ricos, são bastante simples e humildes. Perguntaram-me bastantes coisas sobre Portugal, familia, etc..Falámos bastante sobre os Jogos Olimpicos, pois eles tiveram por lá 10 dias. Mostrou-me imensas fotos junto com atletas alemães. O presidente, Sr. Plersch, tirou-me uma foto no jantar que me ficou de enviar xD O restaurante era um pouco caro para o meu nível habitual, mas comi a melhor sobremesa da minha vida.

O trabalho tem corrido optimamente e penso que estão satisfeitos comigo. Neste momento tenho 4 tarefas para fazer no trabalho, por isso tenho andado ocupado =) Ando a fazer horas a mais, pois a minha mãe vem visitar-me na próxima semana e assim posso descontar as horas e sair mais cedo ou até tirar o dia inteiro. Acho que ainda é muito cedo para pedir dia de férias, portanto tenho de mostrar trabalho.

O tempo por aqui tem estado bom, ontem foi o dia mais quente do ano na Alemanha (40ºC). O estranho é que durante a noite choveu e trovejou. Aqui o tempo muda bastante, pois ainda hoje teve sol de manhã, choveu durante meio da tarde e mais à tarde teve sol com algumas nuvens. Passei ainda pelo lago de Sinningen onde tenho estado todos os dias depois do trabalho. Quando ia a sair apareceram alguns policias a perguntar se conhecia a pessoa que estava num retrato robô. pelos vistos na sexta feira uma senhora foi violada junto ao lago. Apesar de ser uma vila pequena, os policias pareciam muito bem preparados.

2 comentários:

  1. A vida corre-te bem! Fico feliz por estares rodeado de gente simpática! facilita muito! :D Tudo de bom Pinócas! eheh

    ResponderEliminar
  2. Pinócas a tua prima pá! Espero que tenhas a mesma sorte que eu na tua "mini"-aventura por terras britânicas =p

    ResponderEliminar