domingo, 3 de fevereiro de 2013

Dezembro e Janeiro - Parte 1

Há muito tempo que não escrevo, mas não é por ter nada para contar, apenas porque até agora não tive a vontade nem o tempo para escrever. O último post já foi há quase dois meses, portanto tenho algumas coisas para contar. Vou dividir as notícias em algumas partes, para não vos aborrecer com tanto texto.

Esta parte vai ser dedicada ao período de Dezembro.

O Natal aqui é tão ou mais celebrado do que em Portugal, mas como em termos financeiros os países estão bastante distantes um do outro, aqui eles podem iluminar tudo o que é rua. Foi bonito de ver as ruas com neve e com iluminações e árvores de Natal por tudo o que era sítio. Os sitios mais ocupados durante este período são os mercados de Natal, seja para as pessoas que vão à procura de prendas para oferecer (maioria produtos artesanais), seja para aqueles que vão só para beber cerveja ou o popular Glüwein (vinho quente com canela e sumo de laranja). Os mercados de Natal espalham-se por todas as terras, sendo que nas mais pequenas dura apenas dois dias e nas cidades dura cerca de 3 semanas.

O primeiro mercado de Natal que visitámos foi o da nossa vila, Untereichen. Bastante pequenino mas acolhedor, passámos lá algum tempo a conviver com alguns dos nossos vizinhos a beber Glüwein, a ver os produtos artesanais (a maioria era ferro velho convertido em peças) e a aquecermo-nos junto à salamandra. Depois disso fomos comer uma grande pizza ao nosso novo restaurante favorito, a poucos metros da nossa casa.. É um restaurante do Sr. Salvatore, um emigrante italiano que já está aqui há 15 anos que faz umas pizzas enormes e baratas, sendo que às quartas e quintas cada uma custa apenas 5€ =) Falo com o Sr. Salvatore e com a sua mulher (uma senhora da Eslováquia, mas que fala Italiano e um pouco de Espanhol) em "Espanhol".

Fomos visitar o mercado de Natal duas vezes, para fazer compras para a família.

Não sabemos se foi por causa do período de Natal ou não, mas vimos muitas pessoas a entrarem na Catedral de Ulm durante a noite, então também entrámos. Sempre pensei que era preciso pagar para entrar lá dentro, mas pelos vistos só se paga para subir à enorme torre. Dentro da Catedral estava um Coro a cantar músicas tipicas de Natal.

No dia 21 fizemos a nossa longa viagem para Portugal. Devido ao custo elevado dos bilhetes nesta altura, a viagem mais económica tinha um longo período de paragem em Barcelona para apanhar o avião para Lisboa. A nossa ideia inicial era visitar Barcelona durante as 7 horas de intervalo, mas devido à Andreia estar bastante doente e do Aeroporto de Barcelona em que aterrámos não ser o principal (longe da cidade e só com acesso por autocarro), decidimos ficar dentro do Aeroporto.

O tempo em Munique no dia da viagem era de 0ºC e com neve. Chegados a Portugal, o tempo era de 18ºC à noite..Ficámos 5 dias em Portugal, bastante curtos para visitar todas as pessoas que queríamos, ainda por cima num período como o Natal, em que se fica "limitado" nos dias 24 e 25 para estar com a família. Foi bastante bom estar em Portugal, com família e amigos e finalmente ter comido um belo bacalhau xD Passei um bom tempo com os meus amigos mais chegados, com visitas de duas amigas também elas fora do país (Dinamarca e França).

No dia 28 chegámos de novo à Alemanha, com temperaturas a rondar os 4, 5ºC. Pelo que me contaram o Natal aqui na área foi com vento e sem neve.

Até no Aeroporto há um mercado de natal..

A passagem de ano foi passada com os vizinhos no restaurante do Sr.Salvatore e quando se aproximou da meia noite, fomos para a rua onde vivemos, ver o fogo de artificio nas terras à volta. Nos dias anteriores ao fim de ano, por todo o lado vendem-se kits de fogo de artificio, tanto que nas revistas que recebemos dos supermercados, 10 páginas eram dedicadas apenas para estes kits. Os Alemães literalmente atiram para o ar muito dinheiro. Durante vinte minutos estivemos ao frio (com pouca roupa, pois pensávamos que íamos apenas ao restaurante) e vimos o espectáculo de cores à nossa volta, com champanhe incluído.

Depois disso fomos para casa dos nossos outros vizinhos Sr. Markus e Sra. Hanna, na companhia de mais outros 4 vizinhos. Ficámos lá cerca de 3 horas a conviver e finalmente voltámos à nossa casa.

Na próxima publicação conto o que se passou por aqui em Janeiro.

Entretanto tenho notícias fresquinhas..irei a Portugal entre 5 e 7 de Fevereiro =) Irei com mais um colega meu visitar as nossas instalações da barragem de Baixo Sabor e com os clientes da Barragem de Foz Tua. Irei ajudar na tradução, para ver também as nossas instalações e para conhecer algumas pessoas com quem tenho mantido contacto telefónico, na ajuda de problemas técnicos.

Nota: A minha empresa não constrói as barragens, apenas providencia as instalações para refrigerar o betão que vai ser usado na barragem. Para grandes construções e/ou para ambientes quentes, o betão convém estar a uma temperatura baixa para não criar rachas na estrutura. Enquanto em construção também se pode fazer um pós-arrefecimento que consiste em tubos dentro da barragem com água gelada lá dentro.

Por isso os representantes dos nossos clientes que vamos visitar a Portugal, pertencem às gigantes Odebrecht e a EDP. Infelizmente não terei tempo para visitar Lisboa, pois é apenas uma viagem de trabalho. Penso ir em Portugal na Páscoa, mas ainda não há certezas.

Hoje é dia de Superbowl e irei com o meu colega do trabalho Pascal (com que estive no jogo de Basquetebol em Ulm) ver o jogo ao cinema em IMAX hehe

Desejo um bom fim de semana a todos.