sábado, 16 de março de 2013

Vaguear pelas vizinhanças

Esta semana o tempo esteve relativamente bom por aqui. Um ou outro dia nevou, mas nada comparado com Frankfurt, em que tiveram de fechar o aeroporto, devido ao mau tempo. Enquanto o centro e norte da Alemanha continuam no Inverno, por aqui no Sul, parece já ser Primavera (alguns dias).

No fim de semana, em vez de irmos para perto da região dos Alpes, decidimos ficar pela nossa vila e conhecer um pouco melhor o que nos rodeia. Estranho como já estou aqui à 7 meses e ainda não tinha conhecdo os arredores. A vila onde resido fica no local onde há milhões de anos existia um grande rio. Esta zona é muito plana e se formos um pouco para este ou oeste vê-se algumas montanhas. Agora esse rio é um pouco mais pequeno e nesta parte está dividido em duas partes. Existem cerca de 3 "mini-barragens" só nesta secção do rio, sendo 8 na sua totalidade, com uma capacidade de 51 MW. O rio Iller é um afluente do rio Danúbio e é o sétimo rio com maior caudal da Alemanha, com 147km de comprimento. Estende-se desde as montanhas de Oberstdorf (junto à fronteira com a Áustria) até Ulm. Em Ulm, junta-se ao rio Danúbio, o 2º maior da Europa, com 2872 km de comprimento e passa por 10 países. 

A zona onde resido, tem imensos lagos, pois muitas empresas de extracção de pedras retiram daqui a sua matéria-prima. Como esta zona tem densos lençóis de água, formam-se lagos. Em baixo está uma das instalações de extracção de pedras, completamente abandonada e inundada pelo lago.


O comboio a passar pela vila. A minha casa fica um pouco mais para a direita da foto.



No domingo decidimos fazer a pé o caminho até à minha empresa. Já que temos uma bicicleta (oferecida por uma colega minha do trabalho, que já não a usava) e o bom tempo está a chegar, a Andreia está a pensar em ir para a escola de bicicleta. Estou a pensar em arranjar uma bicicleta também para mim, pois também quero ir para o trabalho sem carro. Como existem os dois rios entre a vila onde resido e a empresa, o que seriam apenas 2 km em caminho directo, tornam-se 8 km devido à quase inexistência de pontes.




Uma das "mini-barragens" do rio Iller.


Durante um quarto do percurso apanhámos imensa chuva e não tinhamos onde nos meter. Felizmente quando parou, o Sol saiu por trás das nuvens.



Já no caminho de volta para a minha casa, passámos por duas balizas no meio da relva (não posso propriamente chamar um campo de futebol). Nota-se na foto a diferença entre as nuvens cinzentas e o céu azul.


Um pequeno afluente do rio Iller passa pela minha localidade. A minha casa fica um pouco mais para a esquerda desta fotografia.


Na sexta feira eu aproveitei para ir passear de bicicleta até à empresa, para ver quanto tempo demoro. Levei cerca de 30mintuos, o que não é muito. No caminho para lá, passei por um lago, onde se pode dar uns bons banhos. Talvez saía do emprego, para ir dar uns mergulhos xD.


Hoje à tarde fomos dar mais um passeio às vizinhanças da nossa localidade e deparámo-nos com uma cratera enorme, devido à extracção de rochas.


A vista lá do cimo do local da extracção, de onde se pode  ver a minha localida, um pouco à direita do centro da fotografia.


Quando continuámos o nosso caminho, deparámo-nos com um sinal a dizer que era proibido a entrada de pessoas naquele local..

De Portugal não vêem as melhores noticias, desemprego continua a subir, mais austeridade, o Sporting a ganhar jogos, avaliações que nunca batem certo, etc..Na ourivesaria à frente da minha casa, houve um assalto e roubaram 25.000€ em ouro.

Por aqui, ouvi falar que a Merkel quer que os trabalhadores na Alemanha tenham mais tempo para a familia. De resto, tenho-me mantindo um pouco alheio às noticias daqui, mas no outro dia liguei a televisão e estava a dar um programa de comédia e estavam a fazer uma sátira a um partido alemão: FDP.

Juro que o nome não é mentira http://www.fdp.de/


Um bom fim de semana para todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário