sexta-feira, 26 de abril de 2013

Estugarda - Parte 2

Continuando a minha crónica..

Passámos a noite no Hotel Astoria, do qual gostámos bastante, com um preço reduzido e boa localização.


O nosso dia começou cedo para aproveitarmos o melhor possivel, o tempo que tinhamos. Devido a não termos o bilhete de região que nos dá acesso grátis aos transportes durante o dia (explicado no post anterior), fizemos o caminho todo a pé.

Fomos então a pé até à Königstraße (ß = ss), em Português "Estrada Real", que é a rua onde se situam as lojas mais importantes e que liga a Hauptbanhof à praça Schloßplatz (Praça do Castelo).


Durante a manhã esteve Sol, mas fazia muito frio, pois estavam apenas 4ºC. Em baixo está uma torre da Collegiate Church.


Caminhando um pouco fomos ter à Marktplatz (praça do mercado) com a Collegiate Church ao fundo.


De seguida passámos pela Karlplatz com o Old Palace à direita. A Karlplatz era o antigo jardim do palácio.


Na próxima fotografia pode-se ver uma pequena praça no interior do Old Palace. Pensa-se que a origem da cidade de Estugarda remonta a este palácio.


Em frente ao Old Palace está Schillerplatz. À esquerda está a parte de trás da Collegiate Church.


Ao lado da Schillerplatz situa-se a praça mais icónica e importante da cidade, a Schloßplatz. No canto desta praça está o Museu de Arte construido em 2005. No topo existe um restaurante bastante exclusivo e de onde se pode ter uma vista espectacular (não é preciso ir ao restaurante).


Esta é a vista que se tem no topo do Museu. Ao centro está a Schlossplatz, mais à direita está o Palácio e em baixo está o Königsbau.


Königsbau era o edificio onde o Rei William fazia as suas celebrações, no século 19. Agora não é mais do que um centro comercial, com uma fachada a fazer lembrar os templos gregos. 



O meu lugar favorito em Estugarda foi esta praça, devido a todos os edificos que a rodeiam, estando todos em bom estado. O Palácio foi bombardeado durante a 2ª Guerra Mundial, mas o exterior foi reconstruido tal como estava, apenas o interior mudou um pouco. O obelisco com a estátua de bronze no topo represanta a unidade entre os estados da região e está no meio de duas fontes com estátuas de leões.



Do lado esquerdo do Palácio está o Kunstgebäude (Edificio das Artes), com um veado em ouro no topo.


Nas traseiras do  Kunstgebäude estão os jardins do Palácio, com um lago artificial no seu centro. Na foto seguinte está o Staatstheater (Teatro de Estugarda) onde se podem assistir a um das peças de ballet mais conhecidas no mundo. Foi um dos poucos edificios da cidade, a não ter sido bombardeado durante a 2ª Guerra Mundial.


De novo o Palácio, mas desta vez do outro lado do Rio.


Uma criança estava a dar comida aos pombos..e aos patos. É um bocado cómico ver os patos a tentarem fazer-se passar por pombos.


Continuámos então pelos enormes jardins do Palácio. Na foto anterior estávamos nos Jardins "Baixos" do Palácio, existem ainda os Jardins "Médios" e os "Altos". 


Os Jardins do Palácio estão ligados ao Parque Rosenstein. Este parque é muito interessante, tendo um jardim zoológico Wilhelma e um Museu de História Natural.



O Museu de História Natural é dividido em 2 edificios. Em baixo em "estilo grego" está um deles. Em Munique também reparei em alguns edificios de "estilo grego", mas construidos muito depois desses tempos.


Uma ponte entre o Parque Rosestein e o outro lado da cidade. Ao fundo pode-se ver a região vinicola da cidade.


Segundo edificio pertencente ao Museu de História Natural. Ao centro está uma estátua de ferro a representar um dinossáurio. 


A amplitude de um dos muitos parques existentes em Estugarda.



Não sei bem como descrever esta foto, mas este senhor estava a passear no seu estranho veículo pelo parque.


Uma vista panorâmica no topo do parque, de parte da cidade.


Este foi outro dos meus sitios favoritos em Estugarda. Não estava nos meus planos visitá-la, porque não aparecia nos guias que eu tinha. A Igreja Johanneskirsche está rodeade pelo lago Feuersee (Lago de Fogo :o). É um sitio que penso que vale a pena visitar e onde se pode relaxar um pouco depois do passeio pela cidade. À direita da foto estavam degraus onde se podia sentar ao pé do lago.


Na Primavera ou no Verão deve-se ser ainda mais interessante ver este sitio.


De uma forma geral Estugarda deixa um pouco a desejar. Apesar de ter edificios e lugares interessantes de visitar, parece que é uma cidade que não encontra equilibrio entre a parte antiga e a parte mais moderna. Tal como Munique, Estugarda também foi bombardeada na 2ª Guerra Mundial, mas os edificios que construiram depois disso, penso que não se enquadram tão bem na arquitectura da cidade. Estugarda é um pouco mais suja comparada a Munique.

Apesar disso gostei bastante de a visitar, mas num dia penso que se consegue ver tudo. Caso um dia passem por lá, visitem. Mas caso o vosso trajecto não passe por lá, na minha opinião, penso que não há muito a perder.

Pontos altos:

- Os edificios históricos estão muito bem restaurados;
- Muitos parques;
- Museu da Mercedes; 
- Bons transportes.

Pontos baixos:

- Organização arquitectónica da cidade;
- Cidade um pouco suja. 

Vou tentar escrever outro post ao longo da próxima semana, mostrando a exibição onde estive juntamente com a minha empresa.

Desejo a todos um óptimo fim de semana.

Sem comentários:

Enviar um comentário