sexta-feira, 27 de julho de 2012

Como tudo começou..

Irei neste texto fazer um resumo de que como aconteceu todo o processo até chegar aqui. Desde Janeiro que estava numa empresa a fazer um estágio do IEFP na área da Refrigeração Industrial como projectista. Infelizmente tive azar e fui posto a tratar de papelada e trabalho que pouco tinha a haver com o objectivo do estágio. Ao fim de 5 meses e de mostrar o meu descontentamento na empresa e de nada ter mudado, decidi enviar currículos espontâneos para empresas do mesmo ramo por todo o mundo (Noruega, Suécia, Dinamarca, Alemanha, Nova Zelândia e Austrália). 


Enviei cerca de 40 currículos e quando já pensava que ninguém me iria contactar, recebi uma chamada duma companhia alemã. Falei durante cerca de 10 minutos em inglês com o contacto da empresa, mas confesso que os primeiros minutos não entendi mais de metade do que ele disse, devido ao seu inglês com sotaque alemão. Felizmente consegui “sintonizar” o sotaque e entender o resto da conversa. A conversa foi bastante informal, tendo ele perguntado como tinha encontrado a empresa e que estavam à procura de alguém para a área de projecto e com o meu perfil.  No final do mesmo dia enviou-me um email com os detalhes do emprego, informação sobre a empresa e perguntou-me qual a minha disponibilidade e o salário que desejaria receber. Respondi às perguntas “atirando” um valor para o salário desejado mas ele respondeu honestamente dizendo que o salário que eu pedia não era muito elevado. Nesse email perguntou-me se eu gostaria de visitar as instalações da empresa com as despesas todas pagas. Obviamente que a minha resposta foi afirmativa, tendo eles dias depois enviado por email o meu bilhete electrónico de avião. 


No dia 18 de Junho fui visitar a empresa depois de 3 horas de voo e de 1hora e meia de viagem de carro de Munique até Balzheim. Viajámos pela Autobahn, a famosa auto estrada sem limite máximo de velocidade (na maioria do seu percurso). Um aspecto positivo aqui na Alemanha é não se pagar as auto estradas. Como seria de esperar vi muitos Mercedes, BMW, Audi, Volkswagen e Porsche. Sem dúvida alguma que o nível de vida aqui é muito mais elevado que em Portugal, mas obviamente há muitos carros de menor preço por cá. A terra onde a empresa se situa é muito pequena mas não é a única lá sediada. Por norma, as pequenas aldeias, pelo menos nesta zona, têm um pólo de empresas. Contrariamente a Portugal, na Alemanha não há apenas emprego nas grandes cidades. 


Estive cerca de 4 horas na empresa, conhecendo as instalações e as pessoas. Tive em conversa com o presidente e o com o senhor que me contactou por telefone e email. Mostraram-se muito interessados em mim, por ser novo, interessado na área da refrigeração industrial e por falar Português e “Portunhol” para além do Inglês. Na empresa não há mal nenhum em falar apenas Inglês mas aconselharam-me a aprender o Alemão para me integrar melhor. Prometeram enviar-me o contracto por email até dia 22 de Junho. 


Sem falta, recebi no dia 22 o contracto por email e comuniquei à empresa portuguesa que pretendia rescindir o contracto. Por acordo mútuo rescindi o meu contracto, tendo eles compreendendo a minha vontade de mudar de empresa, pois contavam comigo para o futuro. Enviei por email para a empresa alemã o meu contracto assinado e digitalizado com data de começo dia 1 de Agosto, dando-me tempo para ter férias e despedir-me de Portugal e de todos os amigos e família.

Sem comentários:

Enviar um comentário