domingo, 29 de julho de 2012

Dia em Ulm

Neste texto vou falar sobre o dia de ontem.


Depois da trovoada durante a noite, o dia começou apenas um pouco nublado, mas mais fresco que no dia anterior.


Quando acordei liguei a televisão e é impressionante como em 230 canais não dá nada de interesse. De realçar um número anormal de canais eróticos em que só passam anúncios de mulheres com contactos telefónicos.


Depois de ter percorrido os canais erót..perdão, os canais todos, peguei no carro e fui passear até Ulm. Passei ao lado do pavilhão, mas não consegui arranjar estacionamento, pois à volta estava tudo fechado. Tirei uma foto enquanto estava parado no sinal. Não ficou é grande coisa, mas dá para ter uma ideia do "bicho".




Encontrar estacionamento em Ulm é bastante fácil, pois em vez de se ocuparem todos os terrenos com prédios e centros comerciais, por aqui constroem-se edifícios só para parqueamento. Paguei 6€ por 6 horas lá estacionado. Deste tipo, penso que existem 11 espalhados pela cidade. Existem também 7 parqueamentos normais para além de se poder estacionar nas ruas, mas é preciso ter maior sorte. Este onde estacionei é bastante moderno, apesar de não ter conseguido apanhar nem metade na foto.




O parqueamento tem ligação com o único centro comercial que até agora vi por estes lados. Cada piso tem vários tipos de artigos, do género El Corte Inglés. Ao sair deste centro comercial entrei na avenida principal de Ulm, onde se situam as mais variadas lojas (H&M, New Yorker, Deichmann, livrarias, restaurantes, gelatarias, etc..). Na foto pode-se ver a imponente catedral de Ulm. Devido a uma invasão de Carlos IV em 1346, a igreja de Ulm ficou impossibilitada de ser visitada pelos seus fiéis, pois situava-se fora das muralhas da cidade. Com o contributo monetário de 10000 fiéis foi então construído a nova igreja de Ulm, posteriormente renomeada de catedral. O ponto mais alto da catedral está 161,5m de altura. Tem 124m de comprimento e 49m de largura, sendo a segunda maior da Alemanha, a seguir à de Colónia. A praça principal de Ulm está representada pela catedral e por um memorial à Ordem da Rosa Branca. Esta ordem era um grupo de resistentes ao nazismo, que no dia 22 de Fevereiro de 1943 foram condenadas à morte, sendo executados nesse mesmo dia.







Na foto abaixo está um “carro-bicicleta da cerveja”. Pensei que fosse apenas uma banca de venda de cerveja, mas pouco tempo depois, enquanto passeava pela cidade, este “transporte” passou por mim a grande velocidade, com pessoal a beber cerveja enquanto pedalavam e faziam uma berraria pelas ruas. Pena não ter conseguido registar o momento.


Na praça principal onde se situam o mosteiro e o memorial, estava a haver um “concerto” de um grupo de aldeões.



Na fotografia abaixo está a nova praça de Ulm, com edifícios mais recentes. O edifício branco à esquerda é um parqueamento e o da direita é um museu de arte. 



Ao lado desta praça, situa-se uma outra praça, com dois edifícios importantes. O de cor amarelada é a câmara municipal, o outro, de forma piramidal, é a biblioteca. O edifício da câmara municipal (Rathaus) tem um relógio astronómico que data de 1520 que, depois de vários bombardeamentos, foi restaurado em 1944.


Johanes Keppler (ou Johannes Kepler?), um importante matemático e astrónomo, viveu em Ulm. Entre muitas outras coisas importantes, teorizou o movimento dos planetas à volta do Sol. Como homenagem, está um pequeno texto na parede frontal do edifício.

  





Esta parte da cidade é caracterizada por uma arquitectura medieval e é delimitada por muralhas. No exterior das muralhas passa o rio Danúbio e na oura margem situa-se Neu-Ulm, uma cidade mais moderna. 





O rio Danúbio passa pelo meio da cidade e numa dessas partes situa-se a "Little Fishermen's Square" ou "Little Venetia". Um edificio emblemático desta zona é a "Crooked House", que tal como o nome indica, está torta. Penso que na foto não se nota tanto como ao vivo.



Nas duas fotos seguintes está representada a "Croked House".








Por toda a cidade encontram-se várias estátuas de pássaros.






Abaixo está a igreja de S. Jorge, que está em reconstrução. No interior da igreja estavam algumas pessoas em silêncio sentadas nos bancos.




Na imagem seguinte está a igreja de S. Paulo.








Um dos edifícios mais modernos da cidade é o centro de congressos.




O rio Danúbio e na outra margem Neu-Ulm.



Neste post já não vou falar osbre o dia de hoje, pois estou bastante cansado. Amanhã espero tratar logo disso, para não ter sempre um dia de atraso. 


4 comentários:

  1. Parece mesmo calma a cidade, como disseste :)

    ResponderEliminar
  2. Muito bom Pina, sim senhor. Que te corra tudo bem! Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Sim Silvia, é tipo uma aldeia gigante =) a parte do parque também é muito gira.

    ResponderEliminar
  4. Obrigado Diogo. A ver se aprendo aqui umas coisinhas e quando tiver em Portugal fazemos um 1x1

    ResponderEliminar