sexta-feira, 27 de julho de 2012

Primeiras impressões

Depois de cerca de um mês de férias e de muitas despedidas (infelizmente não consegui despedir-me de toda a gente) ontem dia 26 de Julho cheguei à Alemanha. Desta vez decidi logo pagar o bilhete e viajar de comboio para uma terra próxima da empresa, para a empresa não ter que gastar muito mais dinheiro comigo. Os aeroportos que têm ligação com Lisboa e com preços mais reduzidos são os de Estugarda e de Munique. Cada uma das cidades dista 100 Km do sítio onde estou, por isso não quis causar transtorno ao motorista da empresa numa viagem de 200 Km. Comprei então o bilhete de comboio no aeroporto, tendo de fazer dois transbordos. Felizmente um rapaz alemão que estava na estação ajudou-me a que não me perdesse. 


Como era de esperar, pelo menos pelas pessoas que me conhecem, teriam que acontecer coisas que só a mim me acontecem. A primeira situação foi ainda antes do voo. Estava eu a meter as malas, mais uns objectos que estavam nos bolsos e o cinto nas caixas para passar nas máquinas de detecção, quando o meu irmão me telefona a dizer que me tinha esquecido do casaco com a minha mãe. Lá tive eu de voltar atrás a correr, passar de novo pelos seguranças e a segurar nas calças para não me caírem, pois já estava um pouco atrasado..


O voo foi normal, não acontecendo nada de especial, mas na viagem de comboio deu-se um acontecimento, do qual penso ter feito a minha primeira inimiga na Alemanha. Estava eu sentado numa bela cabine do comboio ICE (o TGV daqui), quando o pica viu o meu bilhete de 2ª classe. Achei um pouco estranho ter uma cabine só para 4 pessoas super confortável, mas pelos vistos era de 1ª classe..Ao pegar na minha mala de 20 kg que estava num suporte por cima da senhora ao meu lado, esta escorregou-me das mãos e foi embater na perna da pobre senhora, na qual deu um gemido de dor tão grande que se deve ter ouvido em Lisboa. Seguiu-se uma série de pedidos de desculpas e perguntei se ela estava bem, ao que ela me respondeu bruscamente “NO, I’M NOT”. Pisguei-me depressa e atabalhoadamente dali para o sítio dos “pobretanas” de segunda classe. 


O resto da viagem decorreu normalmente e cheguei à cidade de Ulm, onde me esperava uma pessoa da empresa. Infelizmente não fotografei, mas achei de uma grande utilidade um “transportador de mala” que se situava ao lado das escadas. Consistia num tapete rolante elevatório em que se metia a bagagem em cima deste e ia-se acompanhando ao lado da mala à medida que se iam subindo as escadas. Fui convidado a juntar-me a mais 3 colegas da empresa para jantar e passear pela cidade. Apesar de ser o mais novo deles, tudo de idades superiores a 30, mostraram-me um pouco da cidade e percorremos alguns bares até à meia-noite. Eles tiveram de acordar cedo para trabalhar no dia seguinte, enquanto eu fiquei a dormir no hotel hehe. 


Para quem duvidava que as alemãs eram giras, a cidade parecia uma autêntica passerelle. Não consigo provar com fotografias, pois não era o que me passava pela cabeça nesse momento. Tirei poucas fotos a Ulm, pois estava na cavaqueira com o pessoal. 


Não conheço muito sobre Ulm, apenas que tem a igreja mais alta do mundo e é o sitio onde Albert Einstein nasceu. Como apaixonado de Basquetebol que sou, espero conseguir ver alguns jogos da equipa de Ulm, pois estes são vice-campeões da Alemanha. O pavilhão foi recentemente inaugurado e tem capacidade para 6000 pessoas.


 A teoria de que os alemães são um povo fechado e antipático dissipou-se rapidamente. Até agora, no dois dias que tenho estado cá, todos têm sido simpáticos nos cafés, bancos e supermercados (aparte a senhora do comboio, como é normal, depois de lhe terem caído 20 kg, de uma altura de um metro, na perna..). Vejo pessoas desconhecidas a meterem conversa na fila do supermercado, etc etc..Claro que não percebo uma palavra do que dizem, mas reparo que fazem muita conversa de circunstância. Infelizmente o que eu tenho reparado é que nem toda a gente fala Inglês, por isso tenho de aprender esta língua complicada o mais depressa possível. Penso que o curso de alemão é dado gratuitamente pelo estado, mas só quando tiver residência fixa é que posso tratar dos processos de residente na Alemanha e com isso ter os privilégios de estar a aqui a viver. 


O dia de hoje começou com o Sr. Carlos a bater-me à porta do quarto para ir visitar casas e tratar de algumas coisas. O Sr. Carlos é "um amigo de um amigo" da minha mãe e que é emigrante na Alemanha à mais de 40 anos. Deslocou-se de Karlsruhe, a cerca de 200 km, de propósito para me ajudar. Tenho a sorte de muita gente me estar a ajudar, pois quando cheguei à empresa de manhã com o Sr. Carlos, estavam 4 pessoas a tentar encontrar casa para mim! Sem dúvida alguma que tive sorte na empresa onde calhei, pois todos me têm ajudado a integrar-me da melhor forma possível. Por exemplo o hotel onde estou, é pago até encontrar residência fixa. Como fica um pouco isolado, a empresa emprestou-me um carro para usar durante o fim de semana. 


O Sr. Carlos, uma pessoa da empresa e eu fomos a uma casa que estava num anúncio no jornal. As perspectivas não eram as melhores, devido ao elevado preço para o que era oferecido, mas decidimos dar uma tentativa e esperar pelo melhor. Quando lá chegámos, a casa estava toda desarrumada, com as paredes todas lascadas a precisarem de obras e porcaria por todo o apartamento. Decidimos deixar esta casa de lado. 


Na segunda-feira irei visitar outras casas, mas já sem a ajuda preciosa do Sr. Carlos. O resto da tarde foi passada no supermercado e a passear de carro pelas redondezas (depois de o Sr. Carlos ter voltado para casa). Apesar de ser um local com muitas aldeias e vilas, estas estão movimentadas e com muitas pessoas a andarem de bicicleta. A arquitectura das casas é tipicamente medieval e todas bem arranjadas. Apesar de hoje terem estado uns fabulosos 32ºC, começou agora a trovejar e a chover..Abaixo seguem-se algumas (poucas) fotos do hotel onde estou e de Ulm.

                                              Vista parcial da torre da igreja de Ulm.

                                                            Museu de arte em Ulm

                                                                           Ulm

                                                                         Ulm
                                   
                                                   Termómetro no Hotel (vai até aos -40ºC..)

                                                              Vista de frente do hotel.

                                                             Vista de trás do hotel.

                                                                   Hotel

2 comentários:

  1. Coitadda da senhora! ahahah. Ai pina só tu! Prepara-te que vai acontecer muitas dessas :P

    ResponderEliminar
  2. Yey! Primeiro comentário =p epá a mulher ficou mesmo com u olhar furioso, preferi ir embora antes que ela ficasse boa ahaha ela depois disse para lá umas palavras alemãs, deviam ser todas asneiradas xD

    ResponderEliminar